Tricologia (Doença dos cabelos)

ACNE ALOPECIA ANDROGENETICA OU CALVÍCIE
É a uma forma de queda de cabelos determinada geneticamente, mais comuns em homens, mas também pode ocorrer nas mulheres. Começa no início da vida adulta com a perda e afinamento progressivo dos cabelos. Ocorre em cerca de 50% da população masculina acima dos 50 anos e 60% da população feminina acima dos 60 anos.

LIQUEN PLANO PILAR
Alopecia cicatricial mais frequente em mulheres entre 40 e 70 anos, se inicia com vermelhidão, descamação e coceira no couro cabeludo, podendo levar a áreas de cicatriz com perda dos cabelos.

ALOPECIA AREATA
Perda brusca e completa dos cabelos em uma ou mais áreas, podendo afetar também outras regiões. Esta relacionada a fatores emocionais, genéticos e auto imune.

ALOPECIA DE TRAÇÃO
Queda de cabelo causada pela tração excessiva, repetida e prolongada. Mais comum nas mulheres, principalmente afrodescendentes, pelo uso de penteados como tranças apertadas e extensores capilares. Também pode ocorrer devido a coque e rabo de cavalo excessivamente apertados.

ALOPECIA FRONTAL FIBROSANTE
Ocorre com maior frequência em mulheres na pós menopausa. Inicia com a perda dos cabelos na linha frontal do couro cabeludo, podendo ocorrer também perda das sobrancelhas. Comumente as pacientes apresentam coceira e vermelhidão no couro cabeludo.

FOLICULITE DISSECANTE E DECALVANTE
Ambas mais frequente em homens, a decalvante se inicia com descamação, coceira e pústulas que podem levar a áreas de alopecia cicatricial. A dissecante consiste em nódulos e abscessos dolorosos que se unem no couro cabeludo, gerando áreas de alopecia também podendo se tornar cicatricial.
